Não é de agora que a energia solar representa um grande salto para o futuro sustentável, mas atualmente ela tem se mostrado como a forma de obtenção de energia que mais vem crescendo, e isso falando em uma escala mundial!
Se você ainda não havia percebido o potencial que existe econômico, social e de investimento nesse mercado… continue lendo esse artigo, vamos trazer 3 tópicos que você precisa conhecer:
1 – A importância do estado de Minas Gerais na geração de energia fotovoltaica.
A MRC tem o prazer de ter sua sede em Minas Gerais, e aqui no nosso estado, percebemos o grande investimento na distribuição da energia solar.
E não é só a gente que percebe, segundo o ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) os três principais estados que mais geram essa energia sustentável são: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, caracterizando juntos a quantidade de 47,4% de toda a distribuição feita no nosso país.
Dentre esses três estados, Minas Gerais se destaca sendo o principal no segmento, só em MG contamos com 18,9% da geração de energia fotovoltaica do Brasil e isso tudo graças aos benefícios que o estado oferece, à legislação e às nossas características climáticas que são completamente favoráveis.
Entre as principais Usinas Solares do Brasil, em primeiro lugar está a Usina Pirapora, localizada aqui em Minas. Segundo a Instalo Solar, só em 2019 ela já teria projeção de gerar 400 MW de energia, um resultado incrível que mostra o potencial de criarmos mais usinas e parques solares em Minas Gerais.
2 – Grandes empresas já investem na energia solar, Magazine Luiza é a prova disto.
Ao longo da pandemia a Magazine Luiza se engajou com várias causas, e uma delas foi o uso da energia sustentável.
A empresa fez um acordo com uma grande fazenda de energia solar, um jeito ótimo para consumidores também investirem no uso de energia fotovoltaica em suas casas.
O Estadão fez uma matéria sobre esse investimento da Magazine, e nela consta que a estimativa para esse ano de 2021 é que cerca de 20% das lojas físicas da Magalu em funcionamento pelo Brasil, já estejam sendo abastecidas integralmente por energia solar.
O aporte de grandes empresas nesse mercado mostra que estamos indo pelo caminho certo, e isso só tende a aumentar!
3 – Expansão a partir do momento que a energia solar se torna tendência.
A produção de energia fotovoltaica no Brasil já ultrapassa a quantidade de energia gerada por centrais nucleares e a carvão, de acordo com informação do G1, o que nos mostra grande avanço.
A visão do CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é que o Brasil é uma nação solar por natureza, com condições privilegiadas para se tornar uma liderança mundial na área. E de fato, existe alto índice de irradiação no nosso país.
Isso se dá principalmente por estarmos próximos à linha do Equador e recebermos alta incidência de sol durante o dia, e com pouca variação no decorrer das estações.
A energia solar se tornando tendência só tem a agregar para os consumidores e empresas, já que ela reduz o custo com energia elétrica, aumenta a competitividade das empresas e beneficia pequenos, médios e grandes consumidores, sem falar no quanto é importante para a sustentabilidade do próprio planeta terra.
Parece que estamos no momento ideal para investirmos na energia solar, não é mesmo?!
Deixe um comentário sobre esse assunto e para acompanhar outros conteúdos no siga no Instagram e Facebook.