O termo “Fazenda Solar”, que usaremos ao longo desse artigo, surgiu em meados de 1990, na Alemanha, quando fazendeiros começaram a aproveitar suas terras para, ao invés de plantar, produzir energia com painéis fotovoltaicos.

A energia produzida era vendida e esses fazendeiros ficaram conhecidos como “fazendeiros solares”.

Voltando para os dias de hoje, as fazendas solares continuam com o mesmo intuito, sendo um local, normalmente em ambiente rural que é usado para instalar uma grande quantidade de módulos fotovoltaicos.

Com em média, 10 quilômetros quadrados, você já consegue abrigar fazendas solares, com o terreno desta dimensão a produção será de possivelmente 1 megawatt de potência.

 

E qual a diferença entre Fazenda Solar e Usina Solar?

 

Bom, as Usinas Solares, diferente das Fazendas, são compostas por sistemas solares fotovoltaicos de grande porte desenvolvidos para a geração e a distribuição de energia elétrica.

Já a Fazenda Solar geralmente é instalada no campo, ou em uma área rural, com o dimensionamento de geração menor, e não necessariamente precisam ser em locais isolados como as Usinas Solares.

A escolha do local onde será instalada a Fazendo Solar é parte importantíssima do processo!

O local de instalação é um passo importante e que deve ser avaliado com atenção!

É favorável que este terreno tenha um bom nível de insolação da região, pois isso será a garantia de eficiência da sua Fazenda Solar.

 

E para onde vai a Energia Solar gerada nesse processo?

 

Diferente da maior parte dos países, aqui no Brasil apenas empresas podem gerar energia e vender para as concessionárias de energia, no caso de Minas Gerais, a CEMIG.

Desta forma, a eletricidade gerada através da luz do sol na sua Fazenda Solar, deve ser transmitida para a rede pública de distribuição, que irá registrar a energia fornecida e converter em créditos energéticos com validade de 60 meses, de acordo com as normas definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

 

Como fazer a Fazenda Solar ser realmente sustentável?

 

Não é porque a energia é solar, que a fazenda se torna automaticamente sustentável, para estarmos realmente alinhados com a questão ambiental e termos um empreendimento ecologicamente correto, é de suma importância construir a fazenda solar em um local onde o solo não pode ser usado para o plantio ou área onde não tenha vegetação viva.

Regiões áridas e que já são contempladas pelas linhas de transmissão da CEMIG são locais ideais para receber fazendas solares.

Isso porque é recomendado que não exista remoção da vegetação original da região, preservando a vida e a sustentabilidade de cada ambiente.

 

E onde encontrar os materiais adequados para a instalação da Fazenda Solar?

 

Produtos de qualidade são a chave de ouro para que a sua Fazenda Solar tenha sucesso!

Os cabos são indispensáveis, pois sem eles não tem como fazer a instalação dos painéis, por isso tenha atenção na hora de escolhê-los.

Aqui na MRC, nossa linha de cabos fotovoltaicos tem qualidade de última geração!

Além disso, com a MRC você conta com os cabos direto de fábrica, uma das maiores em capacidade produtivas no Brasil, com uma grande variedade de produtos, contando com uma estrutura logística para atender os seus clientes com rápido escoamento de produtos, bem como fornecer aos clientes condições de frete CIF, vindo direto de fábrica para sua Fazenda Solar.

Agora que sabemos tudo sobre Fazenda Solar, é só dividir esse conhecimento com mais pessoas.

Iniciar atendimento

WhatsApp MRC