A instalação elétrica, basicamente, é um conjunto de equipamentos que torna possível a instalação de energia em um projeto. Ela compreende a implementação física dos componentes das ligações elétricas e a conexão entre a fonte geradora de energia elétrica e as cargas elétricas.
O corpo da instalação é constituído por fios, cabos e outros acessórios de acordo com a etapa da obra. Essas etapas são: infraestrutura, mediação e proteção, cabeamento e controle.
A infraestrutura da instalação elétrica necessita de eletrodutos, caixas de passagem, caixa de medidores, fixadores para cabos, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes e etc.
Medição e proteção é composta por todos os medidores, disjuntores, fusíveis e relés que monitoram e protegem as instalações elétricas.
Na fase de cabeamento temos os condutores responsáveis por conectar as fontes às cargas elétricas, como equipamentos elétricos e eletrônicos, para isso precisamos de cabos de extrema qualidade.
Na parte de Controle temos os materiais com função de acionar e desacionar cargas.
E todas essas etapas têm níveis diferentes de acordo com a complexidade da obra. Por exemplo, em uma instalação elétrica predial ou residencial, o sistema de controle basicamente é composto por interruptores para as lâmpadas e provavelmente nenhum relé vai ser usado nesta instalação.
Já em uma instalação elétrica industrial, serão usados vários sistemas de medição para controlar o consumo energético em cada fase de uma produção, diversos relés para controle de processo e proteção de máquinas e equipamentos, vários sistemas de controle.
A escolha dos materiais que serão usados na instalação fará toda a diferença no resultado final, a qualidade da obra já começa nos produtos, e é por isso que aqui na MRC nós oferecemos o melhor em solução para obras, tanto na fase de cabeamento quanto nas demais.
E se quiser saber mais sobre energia elétrica e solar, acompanhe também o nosso Instagram e Facebook.