Falar sobre Energia Solar é falar sobre o nosso futuro. E ao mesmo tempo, quando paramos para pensar, essa técnica já vem sendo usada há anos pela natureza, interessante não é?

A natureza utiliza o “sistema solar” mas nesse caso, costumamos chamá-lo de fotossíntese.

Isso acontece quando as plantas de coloração verde usam a energia solar, transformando-a em energia química usada em sua sobrevivência, além de criar a biomassa que compõe os combustíveis fósseis.

Você já havia parado para pensar nisso? E é por ser um assunto tão interessante que resolvemos trazer além dessa, outras informações curiosas sobre Energia Solar.

1 – Entenda como funciona o processo de conversão de energia solar em energia elétrica (efeito fotovoltaico):

 

A luz do sol é composta de pequenas partículas de energia solar chamadas de Fótons.

Células fotovoltaicas (PV) são constituídas por, pelo menos, duas camadas de semicondutores. Uma camada contendo uma carga positiva, a outra uma carga negativa.

Quando fótons suficientes são absorvidos pela camada negativa da célula fotovoltaica, os elétrons são liberados do material semicondutor negativo.

Devido ao processo de fabricação da camada positiva, estes elétrons que foram liberados naturalmente migram para a camada positiva criando um diferencial de tensão, semelhante a uma bateria.

Quando as duas camadas são conectadas a uma carga externa, os elétrons fluem através do circuito criando eletricidade.

 

2 – Até mesmo a NASA utiliza Energia Solar:

 

Desde os anos de 1960, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) abastece as suas estações espaciais com energia solar. Isso mesmo, antes dela fazer todo esse sucesso, a NASA já via o seu potencial.
Isso porque há décadas, a melhor solução encontrada para fornecer energia fora da Terra tem sido o uso dos painéis solares, que são utilizados nas missões espaciais.

Em um primeiro momento, eles eram usados somente para abastecer equipamentos simples, como o rádio, com a geração de uma quantidade muito baixa de energia.

Mas, com o tempo e a modernização desse método, tornou-se possível utilizar a energia solar para realizar jornadas longas no espaço.

Esse é, sem dúvidas, um grande avanço para a exploração humana dentro do universo.

 

3 – Será possível, por meio da Energia Solar, transformar a água do mar em água potável:

 

A energia solar pode ser utilizada para transformar água salina em potável sem o uso da eletricidade ou de quaisquer produtos químicos. Tem como ser mais sustentável que isso?

Um estudo publicado na revista Energy & Environmental Science, mostra que pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um dispositivo que tira o sal da água do mar através da energia solar, tornando-a potável.

O processo é realizado através do calor gerado nas placas fotovoltaicas.
É possível gerar cerca de 5,8 litros de água doce por metro quadrado desse dispositivo.

Portanto, casas localizadas em regiões mais secas poderão adquirir, em breve, um equipamento conduzido pela energia solar capaz de abastecê-las com toda a água de que necessitam. Isso significa matar a sede de muitas pessoas.

 

4 – O sistema tem fácil instalação, principalmente se você utilizar cabos de qualidade:

 

Para a implantação do sistema de energia solar, não é preciso haver muita coisa, porém é indispensável o conhecimento de bons materiais para a instalação.

Os principais componentes do kit são os painéis solares, os cabos de ligação e um equipamento chamado inversor de tensão. É o inversor que recebe e transforma a energia solar em energia elétrica.

As placas solares podem ser instaladas nos telhados das casas, em empresas, em propriedades rurais, nas usinas solares ou parques solares…
Delas, saem os cabos que são plugados no inversor e que se interligam com a rede do imóvel, fornecendo eletricidade.

A escolha dos cabos é importantíssima, pois sem eles não existe a ligação do sistema, por isso a MRC faz questão de oferecer Cabos Solares de qualidade, vindos direto da fábrica e com condições de entrega incríveis.

Gostou das curiosidades? Então continue acompanhando o nosso Blog, o nosso Instagram e Facebook.

Iniciar atendimento

WhatsApp MRC